A verdade
Aqui temos o Senhor Jesus diante de Nicodemos. Este era um mestre da lei de Israel. Quando é dito no versículo 10: “Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?”. Parece-me que a tradução mais literal é: “tu o mestre em Israel e não sabes isso?” (o didaskalov = o professor – com o artigo definido). Ele não era mais um mestre da lei, porém era o mais importante dos mestres da lei. E quando Nicodemos veio ao Senhor Jesus à noite, vemos que a primeira coisa que Jesus mostrou a Nicodemos foi a verdade. Não a graça, mas a verdade. Por que? Porque Nicodemos era um homem importante, era um homem que estava cheio de conhecimento, um homem seguro de si mesmo. Então o Senhor Jesus sabia o que Nicodemos necessitava: conhecer a verdade. Ele precisava saber a verdade a respeito de si mesmo. Ele conhecia muitas coisas: conhecia os livros da lei; toda a tradição do Talmude; os antigos escribas. Era um homem versado e conhecedor das escrituras. Mas o Senhor o recebe com estas terríveis palavras: “se você não nascer de novo, não podes ver no reino de Deus”, ou seja: “de nada te serve tudo o que sabes. Seus longos estudos não são importantes. Você necessita nascer de novo”. Para Nicodemos foi uma grande surpresa. Certamente ele ficou sem argumentos durante alguns minutos. Suas únicas palavras eram: “Como é que pode ser isso? Voltar para o ventre de minha mãe e nasçer novamente?”
Então o Senhor Jesus começa a lhe falar acerca do Espírito: “Você conhece muita letra, mas não sabe nada do Espírito. Você é um homem carnal, um homem natural. Tem apenas conhecimento mental e não conhece o Espírito. Portanto de nada te serve o que sabes”.
Não descuidar do Espírito
O que o Senhor nos diz com estas palavras? Não importa o muito que você sabe, as muitas letras e os muitos livros que você tem lido. Você necessita nascer de novo. Você necessita nascer da água e do Espírito. Tem que ser um homem espiritual, uma mulher espiritual. Como você pode estar na casa de Deus? Como pode ser edificado como edifício de Deus, se você é apenas nascido da carne, e não conhece o Espírito? O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito.
Porém, mais que isso nos diz o Senhor. Provavelmente nós tenhamos nascido de novo. Provavelmente já tenhamos nascido da água e do Espírito e alguns de nós, provavelmente, somos mestres na palavra, como Nicodemos. No entanto, o estudo da Palavra e o fato de sermos mestres no meio da Igreja, nos fazem autoconfiantes e acabamos por descuidar do que é do Espírito.
Se nós falamos, o Espírito não está presente. Se não deixamos que o Espírito fale, se não falamos no Espírito, não há proveito espiritual.
Nicodemos era um mestre. Na epístola de Paulo aos efésios menciona-se os mestres também, (Efésios 4:11: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres…”). Na igreja também há mestres. Na verdade, um irmão mais velho – que ajuda um irmão mais novo – é um mestre.
Porém, qual é o perigo dos mestres e de todos que ministram a palavra? É de descuidar do Espírito. Que o Senhor nos livre. Que o Senhor nos ajude. Precisamos estar cheios do Espírito! Quantas vezes falamos sem o Espírito? O que é da carne, não pode transformar-se em espírito.
Comments are closed.