Press "Enter" to skip to content

A Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo (1ª parte)

A característica dos filhos de Deus

Em todo o evangelho de João aparece a manifestação da graça e da verdade, então podemos dizer que a tese do evangelho de João esta nesta expressão: “a graça e a verdade”, cheio de graça e de verdade, para que conheçamos a graça e a verdade. Amados irmãos e irmãs, a vontade de Deus é que cada um de nós, a semelhança do Senhor Jesus, sejamos cheios de graça e de verdade.
Qual deve ser a característica dos filhos de Deus? Eles são cheios de graça e de verdade, a semelhança de Jesus Cristo. E quando o Senhor Jesus se deparava com as pessoas, ele mostrava essas duas características: a graça e a verdade. Por que o Senhor não somente mostrou sua graça, mas também a verdade.

 

Representados

Há neste evangelho cinco personagens que não aparecem em nenhum dos outros evangelhos. O evangelista João, quando estava velho, teve que escolher algumas pessoas para mostrar como o Senhor havia se relacionado com elas, e para mostrar a forma como Cristo demonstrou a graça e a verdade. Então, João, guiado pelo Espírito Santo, escolheu cinco dentre as milhares e milhares de pessoas que o Senhor Jesus tocou. João escolheu somente cinco, e com esses, o Espírito Santo nos mostra como Jesus mostrou a graça e a verdade às pessoas. Esses cinco personagens estão aqui no livro de João. Eu tenho uma convicção pessoal que a escolha destes cinco personagens foi muito importante, porque neles está representada toda a raça humana e toda a variedade de pessoas que existe sobre a Terra. São cinco tipos de pessoas que representam a todos nós:
1.    Nicodemos;
2.    A mulher samaritana;
3.    O paralítico de Betesda;
4.    O cego de nascimento e
5.    Lázaro.
Estes cinco personagens vão nos ajudar a entender como Jesus Cristo se manifesta com a graça e a verdade, e também como nós estamos representados ali.

1. NICODEMOS

João 3:1-16: ”E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8

Comments are closed.