Press "Enter" to skip to content

A Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo (1ª parte)

O Senhor Jesus sabia o que Nicodemos necessitava: conhecer a verdade; precisava saber a verdade a respeito de si mesmo; conhecia muitas coisas: conhecia os livros da lei; toda a tradição do Talmude; os antigos escribas. Era um homem versado e conhecedor das escrituras. Mas o Senhor o recebe com estas terríveis palavras: “se você não nascer de novo, não podes ver no reino de Deus”, ou seja: “de nada te serve tudo o que sabes. Seus longos estudos não são importantes. Você necessita nascer de novo”. Para Nicodemos foi uma grande surpresa. Certamente ele ficou sem argumentos durante alguns minutos. Suas únicas palavras eram: “Como é que pode ser isso? Voltar para o ventre de minha mãe e nasçer novamente?”

Transcrição da 1ª Mensagem compartilhada no retiro de 2007 em Curitiba pelo irmão Eliseo Apablaza.

João 1:14-17: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

 

INTRODUÇÃO

Quero destacar nesta passagem a expressão: “Cheio de graça e de verdade”, que aparece no verso 14 e novamente no verso 17. Estão juntas: a graça e a verdade. Há casos em que se mencionam primeiro a palavra graça e depois a palavra verdade. Tanto a “graça” como a “verdade” estão reunidas na pessoa de Jesus Cristo: “de tal maneira que a Moisés foi manifestada a Lei, porém a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. Parece-me que a tradução ou o sentido literal da palavra “vieram” é “foram feitas” (™ceime= foram feitas ou foram criadas). Então a graça e a verdade não existiam da maneira como o Senhor Jesus Cristo as revelou. Somente quando Jesus Cristo se manifestou, se conheceu de verdade o que era a graça e o que era a verdade. Ele estava cheio de graça e de verdade, e mais ainda, ele  é o autor da graça e da verdade. Nele a graça e a verdade estavam encarnadas. Então agora esta graça e esta verdade, que não conhecíamos, se manifestaram a nós. Foi quando  o Senhor Jesus se manifestou em nossas vidas, que nós conhecemos a graça e a verdade.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8

Comments are closed.