Press "Enter" to skip to content

O jovem e as decisões mais sábias da vida (parte4)

casamento

Palavra ministrada aos jovens em 2006 através do irmão Cesar Albino.

Procurando uma esposa. “Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor”

 

casamento

Não leu as anteriores? Leia a primeira, a segunda ou a terceira parte

Procurando uma esposa

E aqueles que estão desejosos de encontrar um esposo ou esposa?

Abramos as Escrituras em Provérbios 18:22; “Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor” e Gênesis 2:18; “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. Vejam que maravilhoso é o matrimônio.

Deus está interessado no matrimônio. Ele fala e observa desde os céus e vê todos os jovens que estão sós, mas no seu devido tempo lhes dará uma esposa. Ele mesmo disse: “Não é bom que o homem esteja só”.

Nós, que somos casados, temos percebido algo: podemos ter muitos amigos e irmãos na Igreja, mas sempre estaremos nos sentindo solitários – como se faltasse algo – principalmente nós homens. Por que? Porque Deus nos fez com esta necessidade e está preocupado com isso.

A primeira necessidade, segundo Deus, é a do homem. É Deus quem dá uma esposa ao homem. Aquele que acha uma esposa encontra o bem.

A posição deles

Agora pergunto aos varões: quando vocês encontram algo? Quando você procura. Jovens varões, Deus quer uma atitude correta da parte de vocês: comecem a procurar em Deus aquela que vai ser sua esposa.

Não façam como os rapazes do mundo, os quais agem como um beija-flor que procura as muitas flores no jardim, e vai beijando uma e outra e outra.

A atitude correta dos jovens é a de procurar em Deus a sua esposa. Tem que orar diante do Senhor: “Senhor, conceda-me uma esposa. Guarda-a até ao tempo correto; ainda não a conheço, mas tenho certeza de que tu a proverás. Porque Tu estás interessado em mim, e eu tenho crido”. Assim devem orar os jovens: “e tu me darás”. Não devem ter esta atitude: “o Senhor disse, então eu espero e não oro”.

Os jovens devem orar para serem livres de sentimentalismo; para serem livres do “primeiro olhar”. Quando não estão numa atitude correta diante do Senhor, os jovens dizem assim: “olha, é aquela! Não! É aquela”. Mas quando estamos diante do Senhor, há um testemunho espiritual em nós.

Um irmão, pelo qual muitas jovens estavam interessadas e, não se deixando ser levado por isso, orava dizendo: “Pai, não tenho testemunho de que possa ser essa ou aquela ou a outra. Mostra-me quando for o momento”. Quando chegou este momento, algo tocou no coração dele. Não queria olhá-la, porém já estava olhando-a; não queria se preocupar por ela, mas já estava preocupado; naturalmente estava ao seu lado e pensava nela. Veio o testemunho em seu coração e hoje eles têm um maravilhoso casamento. Porque ele soube esperar no Senhor.

A posição delas

De acordo com as Escrituras são os varões que as encontram. Não são as jovens que andam procurando; porque se assim fosse, a palavra seria dirigida para as mulheres, e estaria escrito: “a que acha um esposo boa coisa acha”, mas está escrito: “o que acha esposa boa coisa acha”.

Isto significa que é o homem o que busca e não a mulher. Esta é a vontade do Senhor. Aqui há uma semelhança com Cristo e a Igreja, pois foi Cristo que veio para buscar sua noiva, sua esposa.

A esposa, neste caso a mulher, deve esperar ser encontrada, não com os braços cruzados, porém também orando ao Senhor.
Disse a algumas meninas de doze a dezoito anos: “a partir de hoje, vocês vão se colocar de joelhos e pedir um esposo ao Senhor”. Algumas das mais jovens responderam: “ah! Tio isso não!!!”. Mas de qualquer jeito obedeceram e algo foi produzido pela oração daquele grupo de pequenas irmãs: muitas delas receberam um belo esposo do Senhor.

Ainda que pareça prematuro orar pelo casamento aos doze anos, esta oração será recebida pelo Senhor. Será como uma carta em espera e no tempo do Senhor será respondida.

Assim, as mulheres podem esperar também no Senhor. Peçam ao Senhor um esposo.

4ª parte da palavra ministrada aos jovens pelo irmão Cesar Albino no retiro em Quatro Barras – 15 de abril de 2006

Continua

Clique aqui e leia a quinta parte

Comments are closed.