Press "Enter" to skip to content

30 de janeiro – O quadro perfeito da vida do reino de Deus

Não há nada… tão perigoso como dizer que o Sermão da Montanha não tem nada que ver com os cristãos modernos… é algo que visa a todo o povo cristão. É um quadro perfeito da vida do reino de Deus… razão pela qual Mateus o colocou no início do Evangelho. Há consenso geral de que Mateus escrevia seu evangelho para os judeus. Assim o planejara. Daí toda essa ênfase sobre o reino dos céus. E que queria salientar Mateus? Certamente o seguinte: Os Judeus tinham um conceito falso e materialista do reino.

Entendiam que o Messias viria para dar-lhes emancipação política. Punham as suas esperanças em alguém que os libertaria da escravidão e do jugo do Império Romano. Sempre pensavam no reino em sentido externo, mecânico, militar e materialista. Assim é que Mateus coloca o verdadeiro ensino sobre o reino no frontispício do evangelho que escreveu, pois o grande propósito do Sermão da Montanha é fazer exposição do reino como algo essencialmente espiritual. O reino é, primariamente, uma realidade “dentro de vós”. É aquilo que governa e controla o coração, a mente e a perspectiva do indivíduo. Longe de ser algo que conduz a um grande poderio militar, consiste de serem os homens “pobres no espírito”. Em outras palavras, o Sermão da Montanha não nos declara: “Viva assim e assim, e você se tornará um Cristão”. Pelo contrário, o que ele nos declara é: “Visto que você é cristão, viva assim e assim”. Esse é o modo como aos cristãos compete viver; este é o modo como se espera que vivam os cristãos.

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.