Press "Enter" to skip to content

30 de dezembro – Retrato do vero crente

… Ele encara todo o conjunto do (ensino do Sermão da Montanha). Ele não pega daqui e dali a seu bel prazer; ele deixa que toda e cada parte da Bíblia lhe falem. Não é impaciente. Dedica tempo a lê-la; não corre em busca de uns poucos Salmos favoritos para usá-los como uma espécie de sonífero quando lhe dá insônia. Deixa que a Palavra toda o examine e sonde. Longe de ressentir-se com esse exame, dá-lhe boa acolhida. Ele sabe que é bom para ele, de modo que não se opõe à dor… O cristão verdadeiro humilha-se sob a Palavra. Ele aceita como verdadeiro aquilo que ela diz dele. Na verdade, ele diz: «Ela não disse o suficiente a meu respeito». Ele não se aborrece com a sua crítica, nem com a de outras pessoas; ao contrário, ele diz a si mesmo: «Eles não dizem nem a metade, eles não me conhecem». … Ele se enquadra imediatamente nas bem-aventuranças devido ao efeito produzido nele pela Palavra, e depois, por causa disso, ele deseja amoldar-se ao tipo e ao modelo postos diante dele.

Aí está um ótimo teste. Você gostaria de viver o Sermão da Montanha? É o que você quer de fato? É essa a sua ambição? Se for, é bom sinal, é saudável. Qualquer homem que deseje viver esse tipo, essa espécie de vida, é cristão. Tem fome e sede de justiça; isso constitui o grande bem de sua vida. Não se satisfaz com o que é. Diz: «Oh! Se eu pudesse ser como os heróis da fé a respeito dos quais eu tenho lido, como Hudson Taylor, ou Brainerd, ou Calvino! Se tão somente eu fosse como os homens que viveram em cavernas e esconderijos, sacrificando-se e sofrendo tudo por amor a Cristo! Se tão somente eu fosse como Paulo! Oh! Se eu fosse mais semelhante ao meu bendito Senhor!». O homem que pode dizer isso com honestidade é aquele que está edificando sobre a rocha. Ele está ajustando-se às bem-aventuranças. Observe a natureza do teste. Não consiste em inquirir se você é isento de pecado ou se é perfeito; consiste em perguntar o que você gostaria de ser, o que você deseja ser.

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.