Press "Enter" to skip to content

20 de dezembro – Nas horas de perplexidade

O povo geralmente quer resposta clara a uma pergunta específica, mas a Bíblia nem sempre nos dá o que desejamos, com respeito a isto. Todavia, ela nos ensina um método…

a) Pare para pensar… A primeira coisa é pensar em vez de falar. «Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar», diz Tiago (1.19). Nosso problema é que somos prontos para falar e para irar-nos, mas tardios para pensar. De acordo com este profeta (Habacuque), contudo, a primeira coisa que fazer é ponderar. Antes de expressarmos as nossas reações, devemos disciplinar-nos para pensar…

b) Reafirmar princípios básicos. … Você não deve partir do seu problema imediato. Comece bem antes. … Precisamos lembrar-nos daquelas coisas que são absolutamente certas; coisas que estão inteiramente fora de dúvida. Escreva-as e diga a si próprio: «Nesta situação terrível em que estou e que me deixa perplexo, ao menos neste ponto acho terra firme». Quando você está caminhando numa baixada ou numa elevação, e chega a um terreno cheio de lodaçais, o único meio de poder sair-se bem é encontrar lugares sólidos onde pôr os pés. … De igual modo, nos problemas espirituais, você deve retomar aos princípios absolutos e eternos…

c) Aplique os princípios ao problema. … Os problemas só podem ser solucionados se forem colocados no devido contexto.

d) Se ainda estiver em dúvida, entregue com confiança o problema a Deus… Se a resposta ainda não lhe estiver clara, apresente-a a Deus em oração e deixe-a com Ele. Foi isso que fez (Habacuque) como se vê em 1.13. No versículo anterior e na primeira parte do versículo 13, o profeta estava ainda visivelmente perplexo, de modo que ele levou o problema a Deus e o deixou em Suas mãos.

Uma vez que tenhamos o método certo, podemos aplicá-lo a qualquer problema: às estranhas maneiras pelas quais Deus lida com as nações, aos problemas presentes no mundo, ou igualmente às dificuldades pessoais.

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.