(A vida cristã) não é estreita só no começo; continua estreita. Não é só a porta que é estreita; o caminho também o é. A vida cristã é estreita desde o começo até o fim. Não existe coisa tal como feriado na esfera espiritual. Podemos ter feriado em nosso trabalho comum; não, porém, na vida espiritual. Esta é sempre estreita. Como começa, assim continua. É sempre um «combate da fé», até o fim. É um caminho estreito, e de ambos os lados há inimigos. Há coisas que nos oprimem e gente que nos ataca ao longo de todo o percurso, até o fim. Você não terá vereda de fácil trânsito neste mundo e nesta existência, e Cristo no-lo diz logo de início. Se você tem a idéia de que a vida cristã vai ser difícil no começo e que mais tarde se tornará muito fácil, revela que está com uma noção inteiramente falsa do ensino do Novo Testamento. Ela é estreita durante o percurso todo; haverá adversários e inimigos a atacá-lo até o derradeiro minuto.
Estou causando desânimo? Haverá alguém que pense em dizer: «Bem, se é assim, vou voltar?». Mas eu gostaria de lembrá-lo, antes que você tome essa decisão, de que se nos diz algo acerca do fim para o qual nos leva esta estrada. Todavia, à parte disso, não é a coisa mais gloriosa ir avante seguindo a Cristo? Mesmo assim, não nos deixemos subjugar por ilusões. A luta contra os principados e potestades, contra as trevas deste mundo, contra a iniqüidade espiritual nas regiões celestes (Efésios 6.12), continua enquanto o homem estiver nesta vida terrena. Haverá tentações sutis na estrada da vida, e você terá que vigiar e estar em guarda, do princípio ao fim. Nunca lhe será possível afrouxar. Você terá que ser sempre cuidadoso; você terá que andar prudentemente, como diz Paulo; você terá que vigiar cada passo que dê. É um caminho estreito; assim começa e assim continua.
Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES
Comments are closed.