Press "Enter" to skip to content

29 de outubro – Avance rumo à perfeição!

Você notou aquilo que parece ser contradição em Filipenses 3? Paulo diz: «Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição», e poucos versículos adiante ele diz: «Todos, pois, que somos perfeitos…» É contradição? Absolutamente não. Vê-se que o cristão é perfeito e, contudo, deve tornar-se perfeito… Neste momento, sou perfeito em Cristo e, todavia, estou sendo aperfeiçoado. «Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo… para o alvo.» Sim, ele está se dirigindo aos cristãos, aos que já são perfeitos, segundo este modo de entender o caminho da retidão e da justificação. Não obstante, em certo sentido, sua exortação dirigida a eles é esta: «Portanto, avancemos rumo à perfeição.»

Não sei o que você acha disso, mas, para mim, é fascinante. Você percebe que o cristão é uma pessoa que ao mesmo tempo tem fome e sede e, entretanto, foi saciada. E quanto mais saciada é, mais fome e sede sente. Essa é a bem-aventurança da vida cristã. Ela progride. Você atinge certa etapa na santificação, mas não repousa nisso durante o restante da vida. Você vai avante sendo transformado de glória em glória, «até que no Céu tomemos o nosso lugar.» «Recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça», graça acrescentada à graça. E vai sempre adiante. Perfeito e, contudo, imperfeito; com fome e sede e, todavia, saciado e satisfeito, mas querendo mais, nunca tendo o bastante porque a bênção é tão gloriosa, e tão maravilhosa; plenamente satisfeito graças a Ele e tendo, porém, o supremo desejo de «conhecê-lo e o poder da Sua ressurreição»… Você foi saciado? Sente-se abençoado, neste sentido? Tem fome e sede? São essas as questões. Esta é a promessa plena de graça e de glória que Deus estende a quantos estejam nessas condições: «Bem-aventurados os que têm fome e sede justiça, porque serão fartos.»

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.