A nossa fé… precisa ser aperfeiçoada… Há diferenças quanto à qualidade da fé. A fé tem muitas facetas. No começo, geralmente há boa dose de outros elementos que se misturam naquilo que chamamos de nossa fé; há boa dose de carne da qual não estamos conscientes. E quando começamos a aprender essas coisas, e quando prosseguimos nesse processo, Deus nos faz passar por Seus períodos de provas. Ele nos testa mediante provações duras como fogo, a fim de que as coisas não pertencentes à essência da fé sejam eliminadas. Talvez pensemos que a nossa fé é perfeita e que podemos resistir a qualquer dificuldade. Então, de repente, nos sobrevém uma provação, e percebemos que fracassamos. Por quê? Bem, isso é justamente uma indicação de que o fator de confiança, presente em nossa fé, precisa ser desenvolvido; e Deus no-lo desenvolve… provando-nos desta maneira.
Quanto mais experimentamos essas coisas, mais aprendemos a confiar em Deus. Claro, confiamos nEle quando Ele sorri para nós, mas chega o dia em que as nuvens obscurecem o firmamento e começamos a inquirir se Deus ainda nos ama e se a vida cristã é o que achávamos que era. Ah, nossa fé não desenvolvera o elemento de confiança, e Deus nos trata assim nesta existência com vistas a levar-nos a confiar nEle na escuridão, quando não podemos divisar nenhuma luz, e com o propósito de conduzir-nos ao ponto onde possamos dizer confiantes:
Quando tudo parece contra nós,
e ao desespero quer-nos arrastar,
sabemos de uma porta sempre aberta
e de ouvidos que escutam nossa prece.
Essa é fé veraz, confiança real. Note um homem como Abraão… Confiou absolutamente em Deus quando tudo lhe parecia contrário. É o que deve desenvolver-se em nós. Não começamos com isso, mas, à medida que passamos por tais experiências, vemos que «detrás duma providência austera Ele oculta um rosto de Pai», e na próxima vez que nos sobrevenham provações, ficaremos calmos e controlados.
Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES
Comments are closed.