A Escritura está repleta dessa idéia de prova da fé. Examine, por exemplo, o capítulo onze da Epístola aos Hebreus… Cada um daqueles homens foi provado. Haviam-lhe sido feitas grandes promessas, eles as haviam aceitado, e então tudo parecia andar mal… Pense na prova de um homem como Noé… de… Abraão, as provas a que foram submetidos homens como Jacó e, principalmente, Moisés. Deus dá o dom da fé e depois a fé é provada… Esse é o tema de toda a Escritura. Você o encontra na história dos patriarcas e de todos os fiéis servos de Deus do Velho Testamento; você o vê percorrendo o Novo Testamento…
Devemos entender logo de início, que bem pode ser que nos vejamos numa situação em que nossa fé é provada. Tempestades e provações são permitidas por Deus. Se estamos vivendo a vida cristã, ou tentando fazê-lo… na presunção de que significa vir a Cristo e nunca mais ter aflições a vida toda, estamos dando agasalho a uma falsa ilusão terrível… Nossa fé será provada, e Tiago vai mais longe, a ponto de dizer: «Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações» (Tiago 1.2). Deus permite temporais, permite dificuldades, permite que os ventos soprem, que as ondas se encrespem, parecendo que tudo dá errado e que nós mesmos corremos perigo. Devemos aprender e compreender que Deus não toma e leva o Seu povo a alguma espécie de Campos Elísios, onde é protegido de todas «as fundas e flechas da furiosa fortuna».
Absolutamente. Vivemos no mesmo mundo em que vivem todos os demais. Na verdade, o apóstolo Paulo parece ir mais longe. Diz ele aos filipenses: «Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente de crerdes nele» (Filipenses 1.29). «No mundo passais por aflições», diz nosso Senhor, «mas tende bom ânimo, eu venci o mundo» (João 16.33). «Tende bom ânimo» – sim, mas é bom você lembrar que terá aflições.
Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES
Comments are closed.