Press "Enter" to skip to content

7 de julho – Uma só fé; que significa?

… há somente uma resposta à pergunta. É a grande e fundamental mensagem do Novo Testamento sobre a «fé justificadora». Ele constituiu a medula e o centro da pregação apostólica … «O justo viverá por fé» (Romanos 1.17). Esse foi o cerne da pregação apostólica – que é pela fé que o homem é justificado, e não pelas obras da lei, nem por qualquer espécie de justiça própria.

Em Romanos 3 temos uma clássica declaração dessa doutrina … «Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé … para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus» (versículos 24 a 26).

Esta é a grande mensagem central do Evangelho. É pela fé no Senhor Jesus Cristo e mediante a Sua obra que somos justificados. E este o significado de «uma só fé». Esta mensagem compõe todo o argumento da Epístola aos Gálatas. «Este é o Evangelho, e não há outro Evangelho», diz o apóstolo. E o Evangelho é que «Deus justifica o ímpio que crê em Jesus.» Esta «uma só fé» é algo que é posto acima e contra todo outro ensino quanto ao meio de salvação. Esta «uma só fé» contrapõe-se a … todas as noções de que podemos justificar-nos a nós mesmos por obras ou ações nossas ou de outrem. É o ensino de que somente Cristo salva, e que nos tornamos participantes desta salvação mediante a fé. Portanto, temos «um só Senhor, uma só fé» (Efésios 4.5).

The Basis o/ Christian Unity, p. 30-1

 

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.