(Mansidão) não é qualidade natural. Não se trata de uma disposição natural, porquanto deve caracterizar a todos os cristãos. Não só alguns poucos cristãos. Deus quer que todo cristão, seja qual for o seu temperamento natural e a sua constituição psicológica, seja assim. Pois bem, podemos comprovar isso com muita facilidade. Considere as várias personalidades que mencionei, sem incluir neste exame a própria Pessoa de nosso Senhor, e creio que você verá que, em cada caso, temos alguém que não era assim por natureza. Considere a poderosa e extraordinária natureza de um homem como Davi e, todavia, observe a sua mansidão. Semelhantemente, Jeremias nos revela o segredo. Diz ele que era como uma panela fervente e, contudo, era ainda manso. Olhe para um homem como Paulo, com sua mente brilhante e seu caráter vigoroso; considere, porém, sua grande humildade e mansidão. Não. Não é questão de disposição natural; é algo que é produzido pelo Espírito de Deus …
Mansidão não significa indolência. Há pessoas que parecem mansas no sentido natural; mas não são mansas coisa nenhuma – são indolentes. Não é desta qualidade que a Bíblia está falando. Tampouco significa frouxidão … Há pessoas que se deixam levar facilmente, e você tende a dizer que são muito mansas. Não é mansidão; é frouxidão. Nem é sinônimo de amabilidade. Há gente que parece ter nascido naturalmente amável. .. Também não quer dizer fraqueza de personalidade ou caráter. Ainda menos significa espírito de transigência ou “paz a qualquer preço” … A mansidão é compatível com grande força… com grande autoridade e poder… Não permita Deus que jamais confundamos esta nobre qualidade … com alguma coisa meramente animal ou física ou natural.
… mansidão não é apenas uma questão de atitude exterior, mas … de espírito interior… Você não pode tomar tempo com um versículo como este (Mateus 5.5) sem que ele te leve a humilhar-se. Isso é cristianismo veraz; é aquilo para o que somos chamados e o que Deus quer ver em nós.
Studies in the Sermon on the Mount, i, p. 67,8.
Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES
Comments are closed.