Press "Enter" to skip to content

2 de maio – O cristão e o mundo

(No versículo 19 de Mateus 6) o Senhor introduz… introduz… Esta grande questão de como há de viver o cristão neste mundo, em relação a Deus como seu Pai, ocupado nas atividades terrenas e sentindo as preocupações, as tensões e as pressões da existência presente. É, de fato, o problema todo daquilo que, tão freqüentemente, é chamado na Bíblia, “o mundo”…

Ora, que querem dizer as Escrituras com a expressão “o mundo”?  Não se refere ao universo físico, mas meramente a um agrupamento de pessoas; significa certa perspectiva e certa mentalidade; significa um dado modo de ver as coisas, de encarar a vida em todos os seus aspectos. Um dos mais sutis problemas que o cristão sempre tem que enfrentar é o das suas relações com o mundo. Com frequência, nosso Senhor dá ênfase ao fato de que não é fácil ser cristão. Ele mesmo, quando na terra, foi tentado pelo diabo. Ele também foi confrontado pelo poder e pelas sutilezas do mundo. O cristão está em situação exatamente idêntica. Ele é atacado quando está sozinho, em particular. Outras vezes, é atacado quando sai do seu recanto particular e se põe em contato com o mundo.

Observe a ordem do Senhor (Mateus 6.17). Como ela é significativa! Você se prepara no sigilo do seu aposento. Você ora e faz algumas outras coisas – jejum, beneficência, boas obras – fora da observação alheia. Mas também você tem que viver no mundo. Este fará o melhor que puder para fazer você cair, fará o máximo para arruinar a sua vida espiritual. Portanto, você precisa ser muito cauteloso. É o combate da fé, e você precisa de toda a armadura de Deus, porque sem ela você sofrerá derrota. “Nossa luta não é contra o sangue e a carne”. A peleja é dura, o conflito é tremendo.

Extraído do devocional “Mensagem para hoje – Leituras diárias selecionadas das obras de D. M. Lloyd-Jones” – sob autorização da Editora PES

Comments are closed.