Os sentidos do homem
O mundo captura os cinco sentidos do homem. Os ouvidos, olhos, nariz, boca e o tato. Isto é a concupiscência: vem para capturar os sentidos. Mas o Espírito também tem sentidos – sentidos espirituais. Todos os sentidos naturais que estão em nós também podem ter no espírito. Hebreus 5:14 diz: “tendo os sentidos exercitados por ter prática da palavra da justiça”. O que é a Palavra da Justiça? É a Palavra da Cruz. esses alcançam discernimento espiritual; alcançam fruto de uma vida de comunhão com Deus. Têm os sentidos exercitados pra discernir tanto o bem quanto o mal. Mas a agudeza dos sentidos naturais, em relação ao mundo, impede o desenvolvimento da agudeza dos sentidos do espírito. Se você se utilizar muito desses cinco sentidos naturais, verá quão cego espiritualmente ficará. Alguém que se dedica a comer demais, o sentido do paladar, se há um desequilíbrio nesta área, não é obra do Espírito Santo. O comer, beber e folgar é sinal da vinda do Senhor Jesus Cristo.
Eu não me esqueço o que o irmão Aniceto dizia: “o natal é pior que o carnaval! O carnaval é só no Brasil, mas o natal, onde as pessoas praticam orgias, glutonarias e bebedices, é universal.”. Então o volume de exercícios nestes dias é maior do que no carnaval. E os crentes não se apercebem disto e ficam entorpecidos nesta época. Nesta época de fim de ano ocorre um entorpecimento dos sentidos espirituais dos crentes! Eles dão descanso para suas bíblias; dão descanso para oração, porque, para eles, é mais importante se divertir na praia, comer e beber.
Eu dou graças a Deus que o Joel, naquela praia, investiu na vida do Alceu e da Dionísia. Enquanto os outros estavam bebendo, brincando e jogando truco, ele estava investindo na vida da minha esposa, falando de Jesus para ela. E se tem uma mulher temente a Deus na face da terra, eu dou testemunho: é a Dionísia. Ela teme ao Senhor. Nós tivemos muitos filhos porque ela temia ao Senhor. Por causa de uma palavra que ela ouviu através de uma missionária, ela temeu, e falou: “Não vou limitar filhos, porque eu ouvi a palavra de Deus e temi!”. Graças a Deus eu fui felizardo, pois estou com cinco filhos, e era para ter mais! Mas o Senhor quis me dar cinco. Graças a Deus por esses. Irmão! Realmente precisamos triunfar com Cristo!
Comments are closed.