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A vida cheia do Espírito, vazia de si mesmo

É esse o processo que Deus está querendo da Igreja: que de tal forma ela venha remir o tempo se dando ao Senhor e assim ir sofrendo antecipadamente a transformação, que chegará a não ter mais a identidade do eu, mas apenas a identidade do Senhor.
Não podemos misturar o gozo deste mundo com o gozo que o Senhor nos dá.
O maior poder do Espírito Santo é o poder de viver para Deus. Aqui está o reino de Deus, porque o enchimento do Espírito Santo é para viver uma vida exclusiva para Deus.

Mensagem compartilhada pelo irmão Juvenal Santos de Moura na reunião de ensino em Curitiba no dia 24 de março de 2009.

Você também pode ouvir esta mensagem: A vida cheia do Espírito, vazia de si mesmo (áudio)

Uma vida cheia do Espírito
Efésios 5:15-18 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”.
Temos aqui muitos mandamentos imperativos: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”, é um imperativo. “Remindo o tempo”, é um mandamento. Por que remir o tempo? “Porquanto os dias são maus”. Se os dias do apóstolo Paulo eram maus, que diremos dos nossos dias, se a recomendação do apóstolo Paulo para aquele tempo era essa, então muito mais devemos atentar para essa ordenança da Palavra de Deus. E também diz: “Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do senhor”.  Sabemos que para andar nesse tempo e em qualquer tempo sobre a face da terra é de suma importância entendermos a vontade de Deus, se realmente queremos alcançar tudo o que Deus tem para nós.
O Senhor deu um filho a Enoque e seu nome era Matusalém. Aquele filho tinha um significado. O nome Matusalém significa: “quando este for o juízo virá”. Exatamente quando Matusalém partiu desse mundo o dilúvio veio sobre a terra. Mas aconteceu algo na vida de Enoque: ele remiu o tempo, não foi insensato. A partir daquele momento ele teve uma determinação de andar com Deus. A palavra Enoque significa “disciplina”. E diz a Palavra que Enoque Andou com Deus. Isso é vida de sabedoria, isso é prudência. Qual é a maior prudência que nós podemos ter? É andar com Deus, é seguir o Senhor.

 

Não Mais Eu
 Gênesis 5:24 “Andou Enoque com Deus e já não era. Porque Deus para si o tomou”. Isto é muito importante: “Já não era Enoque. Não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Enoque foi andando com o Senhor, andando com o Senhor. Mas como ele estava no tempo do velho testamento – sendo diferente de hoje quando Cristo veio para habitar em nós e nós habitamos em Cristo – o que Deus fez? Enoque tinha renunciado tudo, inclusive ele mesmo, negado a si mesmo para andar com Deus, já não era mais Enoque, então diz a Bíblia que “Deus o tomou para si”.
É esse o processo que Deus está querendo da Igreja: que de tal forma ela venha remir o tempo se dando ao Senhor e assim ir sofrendo antecipadamente a transformação, que chegará a não ter mais a identidade do eu, mas apenas a identidade do Senhor.
Não mais eu, mas Cristo. Enoque andou com Deus de uma forma simples. Não fez coisas complexas como jejuar 40 dias ou subir montanhas para andar com Deus. Ele fez algo muito simples.

 

O Testemunho da Fé
 Hebreus 11:05 “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”.
Será que alguém teve a idéia de perguntar a Deus onde estava Enoque? Acho que não. Ele deixou um impacto em sua geração e no seu tempo. Naquela época certamente todos se conheciam e sabiam que Enoque estava ali confessando o nome do Senhor, andando com Deus. Eles sabiam disso e de repente ninguém mais viu Enoque, já não era mais Enoque. Isto causou um impacto muito grande.
O arrebatamento da Igreja será um impacto universal, cremos que o Senhor terá misericórdia da Igreja e vai prepará-la, porque na situação que está hoje, onde há pouco afeto pelo Senhor, muito afeto pelo mundo, muito prazer, muito entretenimento, muita vontade própria, muito deleite da vida, será necessário o Senhor, pela sua misericórdia, trazer uma experiência de restituição.
Enoque, Noé e Abraão deixaram um impacto muito grande em seus tempos. Abraão impactou o mundo religioso de tal forma porque nunca havia ousado deixar os deuses de seus pais. Nunca alguém tinha visto a Deus ou ouvido sua voz. Porém se manifestou a Abraão segundo está relatado no novo testamento através de Estevão: “O Deus da glória apareceu ao nosso pai Abraão”. Foi um impacto. O Deus vivo e verdadeiro apareceu. E depois Abraão deixou aqueles deuses nos quais todos confiavam. A maior segurança de um homem eram aqueles deuses dos caldeus e agora Abraão ousa, pela fé, sair.
Hoje há uma tremenda segurança nos sistemas religiosos. A estrutura religiosa é uma segurança: desde o catolicismo romano e passando todas as denominações e instituições religiosas, vemos que são verdadeiras fortalezas econômicas, políticas e religiosas. Hoje o sistema religioso está casado com a política, tendo poder político. Mas a Igreja são aqueles que são tirados para fora. A palavra “Eclésia” significa “aqueles que são tirados para fora”. A assembléia que o Senhor tira do meio, do comum. E quando ela aparece não será chamada pelo mundo de Igreja. No começo, quando a Igreja começou a viver com Cristo, foi chamada “a seita dos nazarenos” ou “os do caminho”, pois eram peregrinos.
Mas qual era o segredo de Enoque?
Enoque não foi achado, ficou esse impacto na geração dele, “porque Deus o trasladara, visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Para ser arrebatado é necessário alcançar um testemunho de que agrade a Deus. O Senhor, nesses últimos dias, está trabalhando para que nós alcancemos um testemunho agradável a Ele. É por isso que Ele trouxe as verdades que quer que vivamos. No sistema religioso, muitas verdades estão como no tempo de Safã, quando Hilquias achou o livro da lei, no meio da poeira dos móveis (2ª Reis 22:8). É isso que o sistema religioso faz: coloca a Bíblia em baixo das prateleiras criando pó e vive pelo estatuto criado pelo homem. E quando alguém descobre o livro da lei, o livro da Palavra de Deus, acontece um avivamento, um retorno para Cristo, para verdade e há uma alegria, há gozo, porque a palavra de Deus é muito rica e nos enriquece em Cristo.

 

Alcançar Um Testemunho
Para alcançar um testemunho sabemos que precisamos viver segundo a vontade de Deus, o que Paulo também advertiu: “não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. Mas para isso precisamos de uma chave de suma importância, que é a vontade do Senhor. Onde está ela?
Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho”.
Se quisermos ter discernimento da vontade de Deus, deixemos o vinho desse mundo e sejamos pessoas consagradas. Alguém lembra o princípio do nazireado, que significa consagrado?

 

Gozo Completo
 Em Números 6 lemos que o nazireu era aquele que se consagrava mesmo não sendo sacerdote da linha de Levi. Espontaneamente queria servir e ser agradável ao Senhor. Conforme a lei ele fazia o voto do nazireado para ser consagrado ao Senhor. Então primeiramente ele devia se abster do vinho desse mundo. Não podia beber vinho, nem chupar uva, nem beber bebida de qualquer espécie desse mundo e ainda os caroços das uvas não podia provar. O que significa isso? O vinho representa a alegria que o mundo nos concede. O mundo oferece muitas alegrias, mas o Senhor nos oferece uma incomparável. E Ele deseja que a nossa alegria seja completa, que o gozo seja completo como lemos em João 15:11. Enquanto estivermos bebendo, ainda que seja um pouco do vinho desse mundo, jamais poderemos experimentar o gozo completo. Se tivermos ainda satisfação com esse mundo, o nosso gozo não vai ser completo. E um gozo completo é o poder que você terá para o ministério do Espírito Santo, o ministério de Cristo nessa terra. Sem gozo qualquer ministério morre, não permanece. É por isso que a Igreja precisa ter gozo, alegria. Por que você prega o evangelho? É porque você está triste? Não!
João 15:11 “Tenho vos dito isso para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo”.
Não podemos misturar o gozo deste mundo com o gozo que o Senhor nos dá. “Para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo”. O Senhor quer servos gozosos, cheios de gozo. Quando eles pregam o evangelho, essa alegria contagia as pessoas. A esse tipo de vida as pessoas vão dizer: “eu quero ter! Este homem está sendo perseguido, mas está regozijando” como Paulo diz em Colossenses 1:24: “regozijo-me agora no que padeço por vós e no meu corpo cumpro o resto das aflições de Cristo pelo seu corpo que é a Igreja”. Se nos alimentamos com o vinho deste mundo, quando vier a adversidade o gozo irá embora. Se temos vivido uma vida mesclada, quando vier a situação difícil ou quando o dinheiro acabar o gozo irá embora. Mas se o nosso gozo é somente o gozo do Senhor, maravilha! Mesmo que falte tudo, aqui dentro há um regozijo. É isso que mantém o cristão. Por que muitos se desviaram da fé? Porque mudaram de gozo. Quantos que estavam cheios do Espírito Santo, começaram a agir com insensatez se satisfazendo com o vinho deste mundo, e de repente caíram?
Uma mulher samaritana tinha bebido o vinho de cinco maridos, e tinha o sexto marido que não era dela. Mas quando ela bebeu do Senhor, o gozo do Senhor entrou naquele coração e ela foi e disse para a cidade inteira: “venham ver, porventura não é esse o Cristo?!” Aqui está a chave para a Igreja: “consagração”, gozar da presença de Deus. Isto é, quando formos verdadeiros nazireus do novo testamento. Você pode ler números 6 para entender melhor sobre a lei do nazireado.

 

Vinho x  Espírito
 “Não vos embriagueis com o vinho”
O Salmo 104:15 diz: “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração”. Mostrando que o vinho representa a alegria para o homem. Quando o homem está triste, como por exemplo, se ele briga com a esposa, e ela não o quer mais, ele bebe vinho para ficar alegre. Isso é o que o mundo faz.
Mas você, quando passar por uma adversidade, vá se encher do Espírito Santo. Não adianta ficar com a cabeça baixa, se ajoelhe e fale: “Senhor enche-me do Espírito Santo”.
“E não vos embriagueis com o vinho em que há contenda”
Por que há contenda quando bebemos o vinho desse mundo?
Gálatas 5: 16-17“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem se um ao outro, para que não façais o que quereis”.
Diz: “estes opõem se” ou “contendem”, eles fazem uma contenda. Quando nós estamos vivendo segundo a carne, há uma contenda do Espírito contra a nossa carne.
Cada vez que somos mistos, temos um gozo no mundo que é o gozo da carne, e queremos o gozo do Espírito. Certamente quando temos o gozo da carne, perdemos o gozo do Espírito. Há uma contenda do Espírito Santo contra nós, e ao mesmo tempo a carne quer continuar tendo o prazer e a alegria desse mundo, então contende com o nosso espírito, onde o Espírito Santo habita. Então: “não vos embriagueis com vinho em que há contenta”, vinho sempre traz contenda. Isso é uma contenda interna no coração do homem cristão. Ainda que também possa ocorrer contenda exterior.
“Mas enchei-vos do Espírito”
É um mandamento imperativo. Isto é uma vida de fé, Enoque pela fé andou com Deus. Que fé? Ele creu no Senhor, não creu somente na existência de Deus, mas creu na advertência que o Senhor tinha dado: “quando Matusalém for recolhido o juízo virá”. Então ele começou a andar com Deus. Ele deve ter pensado “Será que, de repente, Matusalém pode ser recolhido daqui a cinco dias?! Está muito perto o juízo”, e começou a andar com Deus. Trezentos anos se passaram andando com o Senhor. Deus prova. Às vezes você há cinco anos atrás foi cheio do Espírito Santo, andou por cinco anos com o Senhor e agora não está andando mais. Você creu na Palavra; houve uma ministração de Deus sobre a sua vida; a palavra veio, você temeu naquele momento e certamente você se abriu para o Espírito Santo. Mas depois tudo se escoou; aquela vida acabou; o gozo terminou. É necessária uma restauração, uma restituição. Aqui está a chave da vida cristã, uma vida no Espírito, uma vida cheia do Espírito Santo. “Enchei-vos do Espírito”.

 

Condição para ser cheio e manter-se cheio do Espírito..
 “Estar Vazio de Si Mesmo”
Em Efésios 5:18 diz: “não vos embriagueis com vinho”, isto fala de uma vida vazia de si mesmo.
Tem uma história no velho testamento:
II Reis 4: 1-7 “E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. E veio o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe a parte o que estiver cheio. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse. Não há mais vaso nenhum. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto”.
Irmãos, aqui têm princípios, e um dos princípios para se encher é estar vazio. Quando Paulo fala: não vos embriagueis com vinho, ele está dizendo: “Esteja vazio disto, não se encha disto, mas se encha disto outro aqui”. Encha-se de que? Do Espírito. Então, o princípio de Deus é este: uma vida vazia de si mesmo pode ser um vaso preparado para ser cheio do Espírito Santo. E quanto mais vazio de si mesmo você se manter, permanecerá cheio, porque na experiência dessa mulher em II Reis, houve abundância de vasos que foram sendo cheios, com o primeiro vaso que representava ela mesma. Foi enchendo os demais vasos. É uma vida que se multiplica. A vida no Espírito se multiplica. A vida no Espírito enche toda a Igreja. Quando o Senhor batizou com o Espírito Santo no Pentecostes, não batizou um irmão, mas encheu todos os irmãos. Quando eles estavam orando juntos, o lugar tremeu e todos foram cheios do Espírito Santo.

 

O Azeite e o Reino
Também há outro princípio da vida espiritual: não apenas é interessante nós termos azeite na vasilha. Ela tinha azeite na sua botija, mas o que era necessário? Era necessário multiplicar aquele azeite. Esse mesmo princípio está na parábola das dez virgens em Mateus 25. E este é um posicionamento que essas cinco virgens tiveram para esperar o seu Senhor. Se estamos esperando o nosso Senhor, nossa maior necessidade para isso é uma vida cheia do Espírito Santo. Se você olhar em Atos dos apóstolos, os apóstolos queriam saber quando seria restaurado o reino a Israel e o Senhor falou assim: “Recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas” e, logo após o Senhor ter dado esta palavra, foi elevado aos céus e dois varões falaram: “Este Jesus que foi elevado para o céu, assim como vocês o viram subir, assim mesmo ele descerá”.
Atos 1:6-11 “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.
Olha só o assunto do Senhor: parece que não tem nada a haver com o reino. Sabe onde é que viria e se introduziria o reino? Naqueles que seriam cheios do Espírito Santo. É ali que está o reino. O que é o reino de Deus dito por Paulo? Inclusive o apóstolo Paulo teve participação no livro dos Atos dos apóstolos e ele disse em Romanos 14:17: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida”. Isto é o mesmo que ele fala em Efésios: “não vos embriagueis com vinho”, ou seja, “não se preocupe com o enchimento das coisas desse mundo”, “mas é justiça, e paz e alegria no Espírito Santo”. Isto é o reino de Deus estabelecido dentro de nós. O Senhor não estava focalizando o reino de Israel, porque este seria um reino político e terreno. Mas Ele queria estabelecer um reino espiritual através da vida no Espírito, uma vida cheia do Espírito Santo.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo”. O maior poder do Espírito Santo é o poder de viver para Deus. Aqui está o reino de Deus, porque o enchimento do Espírito Santo é para viver uma vida exclusiva para Deus. Deus reinando em nós. Deus governando. Deus com seu trono em nosso coração. Estevão tinha um trono em seu coração e viu o trono de Deus e o Senhor Jesus em pé a destra do Pai. E por que ele viu tudo isso? Porque ele estava cheio do Espírito Santo e ele fixou os seus olhos no céu. A vida cheia do Espírito também muda o nosso foco, nosso olhar. Muda a nossa fixação. Nossa fixação será o trono de Deus e a pessoa de Jesus Cristo. Esse é o estabelecimento do reino de Deus em nosso coração. O reino começou com a Igreja e se estabeleceu na Igreja desde o princípio do Pentecostes.
“Mas recebereis a virtude (ou poder) do Espírito Santo que há de vir sobre vós”. Esta palavra é muito importante: “há de vir sobre nós”. O Espírito Santo tem um governo interior na nossa vida, e um governo exterior sobre nós. Ele governa toda nossa vida exterior e interior.
“E ser-me-eis testemunhas”. Enoque foi testemunha quando andou com Deus? Sim, Ele foi testemunha. Alcançou um testemunho de que agradara a Deus.
“E ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.
Dessa mesma forma o Senhor vai voltar, Ele virá desde o trono até as nuvens que o ocultaram e depois até esta terra. O melhor posicionamento para esperar a volta do Senhor é: cheio do Espírito Santo.

 

Lâmpada e Vasilha
Em Mateus 25, como em 2ª Reis, houve uma provisão abundante de azeite. E está mostrando o posicionamento que estas virgens prudentes tomaram. “Então o reino dos céus”, veja, está falando do reino dos céus. “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo”. Aqui há uma diferença na colocação. Todas elas tinham lâmpadas. A lâmpada do homem, diz em Provérbios, é o seu (do homem) espírito. Todas têm lâmpada e todas elas tinham um pouco de azeite, porque todas foram salvas pelo poder do Espírito Santo, que habita no espírito delas. Mas há uma outra necessidade, maior que essa. Não devemos apenas ter o Espírito Santo como selo da nossa salvação.
“E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas não levaram azeite consigo”. Aí está uma diferença. As insensatas saíram com as lâmpadas, mas não levaram azeite.
“Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas”, não é lâmpada, mas sim vasilhas.
“Com as suas lâmpadas”. As prudentes tinham azeite na lâmpada e também vasilhas de azeite. Isso significa uma vida cheia do Espírito Santo. Vida transbordante do Espírito Santo.
O cristão não tem somente a lâmpada, mas também a vasilha. O que Elizeu falou para aquela mulher? “Traga vasilhas, muitas vasilhas vazias” e ela encheu todas aquelas vasilhas e ficou com abundância de azeite.
Uma vida de salvo comum não é suficiente e nem ardente pela volta do Senhor. Mas, o desejo ardente pela volta do Senhor somente é possível pelo enchimento do Espírito Santo.
“Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. Este é o primeiro princípio: ser vazio de si mesmo para que o Senhor encha abundantemente. Se você quer servir e esperar o Senhor este é o segredo. Então vai acontecer aquilo que Paulo falou: “sede firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, porque não é vão o vosso trabalho no Senhor”.

 

Quem pode ser abundante na obra do Senhor sem o Espírito Santo?
 Necessitamos estar cheios do Espírito Santo, porque é ele que tem poder para realizar a obra do Senhor. O Espírito que tem poder. Por isso que uma pessoa cheia do Espírito Santo é firme, constante e sempre abundante na obra do Senhor e vai ser uma testemunha, anunciar o reino de Deus e servir seus irmãos. Quando estamos cheios do Espírito Santo, temos sensibilidade da necessidade dos nossos irmãos e também da necessidade de Deus quanto à salvação do mundo. Tudo isto vem do Espírito Santo. Quando eles foram cheios do Espírito Santo, repartiram seus bens com os irmãos mais pobres. E não havia nenhum necessitado entre eles, porque estavam cheios do Espírito Santo.

 

•Mensagem compartilhada pelo irmão Juvenal Santos de Moura na reunião de ensino em Curitiba no dia 24 de março de 2009.

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